
Audiometria
A audiometria é um exame indolor que avalia a capacidade do paciente de ouvir e compreender os sons. Nada mais é que um teste que utiliza métodos psicométricos para avaliar a sensibilidade auditiva do paciente. O objetivo desse exame é fornecer dados sobre a integridade do mecanismo auditivo para auxiliar no diagnóstico médico e ajudar na conduta audiológica adequada.

Imitanciometria
A imitanciometria é uma parte da bateria de exames clínicos para diagnóstico da perda auditiva. É colocado uma sonda dentro da orelha do paciente e, a partir disso, são avaliadas as condições de funcionamento e integridade da orelha média.
O exame é composto por duas partes: a timpanometria, que avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossícular (complacência); e a pesquisa dos reflexos acústicos, que é um reflexo involuntário dos músculos da orelha média em resposta a um estímulo sonoro.
O resultado da imitanciometria, verificamos se há algum comprometimento na orelha média, como secreções, otites, disfunção na tuba auditiva ou na cadeia ossicular.
Acaba por ser um complemento da audiometria tonal e vocal, confirmando ou não diagnóstico de perdas auditivas condutivas ou mistas. É um exame objetivo, rápido, indolor e pode ser realizado em qualquer idade.