
Você sabia que a diabetes e a perda auditiva têm relação? De acordo com uma pesquisa divulgada no portal de notícias O Estadão, pessoas que sofrem com o diabetes têm duas vezes mais chance de perderem a audição quando comparados a indivíduos saudáveis.
O alerta é redobrado à população mais jovem que já desenvolveu a doença, pois o risco para essa parcela de pessoas é maior.
De acordo com estudos, os pacientes com diabetes têm duas vezes mais chance de desenvolver perda de audição de leve a moderada e zumbido, do que pacientes sem diabetes.
Existem 3 teorias de como o diabetes, direta ou indiretamente, pode prejudicar a audição:
1ª Dano à irrigação sanguínea na cóclea
Níveis altos de glicose no sangue podem lesar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam as micro estruturas da cóclea, causando interrupções no fluxo.
2ª Dano às vias neurais auditivas
Diabetes traz prejuízos ao sistema nervoso porque pode alterar o aporte de substâncias no sangue essenciais para o funcionamento das delicadas vias neurais auditivas, responsáveis por encaminhar informações ao sistema auditivo central.
3ª Tratamento com medicamentos ototóxicos
Muitos medicamentos que pessoas com diabetes precisam utilizar são ototóxicos, afetando as funções auditivas e vestibulares (equilíbrio).
Cada um destes 3 fatores pode prejudicar a audição de forma isolada ou combinada.
A recomendação dos especialistas é que os diabéticos realizem exames auditivos periodicamente e consultem um especialista para verificar a possibilidade do comprometimento da audição.